Nesse texto você vai aprender as regras gerais para a formatação da lista de referências do seu TCC, dissertação ou tese.
A última atualização dessa norma se deu em 2018. De modo mais preciso, trata-se da ABNT NBR 6023 (ABNT, 2018). É com base nela que vamos escrever o presente texto.
Não vamos escrever aqui todas as regras, mas apenas apresentar as mais importantes, em formato de lista.
Assim, você pode utilizá-la como um check-list. Especialmente se você também for uma revisora de textos.
Vamos começar?
Não escreva:
❌ Bibliografia
❌ Referências bibliográficas
Escreva:
✅ REFERÊNCIAS
Isso significa dizer que ele obrigatoriamente deve estar centralizado, em negrito e caixa alta (caps lock / todas as letras maiúsculas).
Utiliza-se o mesmo tamanho / tipo de fonte do corpo do texto.
❌ Errado:
✅ Correto:
Para tanto, você pode utilizar a ferramenta do Word que ordena de modo automático a ordem alfabética.
A formatação geral tem as seguintes regras:
No caso das notas de referência no rodapé, as mesmas regras valem: espaço simples, alinhamento à esquerda. A diferença é apenas o tamanho da fonte, que deve ser menor do que a do texto comum. Geralmente utilizamos tamanho 10.
Em documentos online, cujo link esteja disponível, é obrigatório apresentar a URL e a data de acesso, a partir das seguintes expressões: ““Disponível em:”” / ““Acesso em:””.
Exemplo:
PINTO, J. A. Trajetória Intelectual e os Primeiros Escritos Marxistas de Lucien Goldmann (1927-1952). Revista Tempos Históricos, v. 24, n. 1, p. 454–488, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/22919/16422. Acesso em: 15 fev. 2023.
““Informações acrescidas devem seguir o idioma do texto em elaboração e não do documento referenciado”” (ABNT, 2018, p. 5). Ou seja, quando referenciar um artigo online em língua estrangeira, os dizeres “Disponível em:” / “Acesso em:” devem estar em português, e não na língua do artigo.
O destaque do título pode ser feito em sublinhado, negrito ou itálico. No entanto, é preciso haver consistência. Ou seja, se começou com itálico, todas as demais referências deverão destacar o título com o itálico — o mesmo para o caso do negrito ou sublinhado.
Atenção: o subtítulo não é destacado.
Exemplo:
POGREBINSCHI, T. O enigma do político: Marx contra a política moderna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
Não há destaque das referências sem autoria, pois o título é a primeira indicação de referência, sem o autor. Como a primeira palavra do texto já estará em destaque (caixa alta), não precisa haver grifo nenhum.
Exemplo:
PONTOS de partida. [S. l.], 29 abr. 2020. Passa Palavra. Disponível em: https://passapalavra.info/2020/04/131443/. Acesso em: 10 out. 2023.
Se forem utilizados elementos complementares (por exemplo, nome da tradutora, ISBN, nome original do livro, etc.), é preciso haver consistência em todas as demais referências.
Ou seja, você apresenta um elemento complementar em uma referência, é preciso fazer o mesmo nas demais.
E aí? Gostou do nosso resumo?
Em breve lançaremos mais textos sobre como construir as referências. Há ainda vários detalhes que não mencionamos aqui.
Nosso objetivo é tornar as regras da ABNT simples e acessíveis, de modo não maçante. Por isso, decidimos criar vários textos sobre o mesmo assunto. Então não deixe de conferir as atualizações do nosso blog.
Em todo caso, sempre estaremos aqui para te ajudar.
Não deixe de nos enviar uma mensagem. 😊
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação — Referências — Elaboração. 2 ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 74 p.