Por que as normas da ABNT são importantes?

Mulher sentada na cama com seu computador. Ela digita com uma mão, e, com a outra, bebe um chá, como se estivesse trabalhando com as normas da ABNT.
Processo de normalização – foto por Christiann Koepke, no Unsplash

A Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) é uma entidade sem fins lucrativos que existe desde 1940. Ela estabelece um conjunto de regras para padronizar o formato dos trabalhos acadêmicos, dos rótulos, dentre outras coisas.

Apesar de ser reconhecida pelo governo, não há uma obrigatoriedade de sua utilização. Contudo, no mundo acadêmico, tornou-se uma convenção a utilização da maioria das suas normas. Especialmente aquelas referentes às citações, às referências, às medidas das margens, à numeração das páginas e aos espaçamentos. 

Assim, quando consultamos os manuais das universidades, vemos sempre a exigência da aplicação de normas básicas da ABNT na elaboração de TCCs, dissertações e teses. No entanto, em alguns casos, sobretudo os elementos pré-textuais são personalizados de acordo com a instituição.

Tomemos como exemplo a minha dissertação de mestrado e a minha tese de doutorado. A primeira foi defendida na UFG. Já a segunda, na UNESP de Araraquara. Veja a seguir as diferenças entre as duas capas: 

Exemplo 1

Exemplo 2

No primeiro caso, a biblioteca da UFG não exigia nenhuma “personalização” da capa. Porém, na UNESP, sim. Nesse caso, havia um modelo pré-estabelecido que deveríamos necessariamente utilizar antes de o trabalho ser enviado para o depósito na biblioteca. 

É verdade que os “esqueletos” das duas capas são semelhantes. Mas há uma mudança estética relevante que não deve ser ignorada. 

Um trabalho que não está de acordo com as normas da sua instituição, provavelmente não terá autorização para arquivamento. Por isso, é extremamente importante consultar o manual da sua universidade para saber quais são as diretrizes que devem ser seguidas. Essa informação pode ser obtida com os bibliotecários.

Muito provavelmente o manual vai indicar que você deve seguir as regras da ABNT no miolo do seu texto, mas a capa, o sumário, enfim, os elementos pré-textuais podem ser exigidos de uma outra forma. 

Por fim, normalizar um trabalho acadêmico é essencial no sentido ético. Isso porque a normalização estabelece regras claras de referenciação e de citação, a fim de evitar o crime de plágio.

Então tenha atenção! Sempre referencie e cite corretamente toda a bibliografia e fontes consultadas. 

Ficou confusa? Está com dificuldades para normalizar o seu TCC, a sua dissertação ou a sua tese? Não entende nada sobre as regras da ABNT?

Converse com a Doutora Tese. Podemos te ajudar! 😊

Escrito por
Aline Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

crossmenu