Como usar o apud (citação da citação)?

Foto por Ellie Ellien, no Unsplash

O que significa apud

No contexto dos trabalhos acadêmicos, o apud significa “citado por”. Isso quer dizer que a pessoa está utilizando uma citação que ela não teve acesso à fonte original, mas apenas por meio de um outro escrito. 

Considere o seguinte exemplo: 

Para compreender melhor essa referência, faça um exercício de substituir a palavra apud pela expressão “citado por“. Na prática, isso significa que aquela citação de Piaget, que está entre aspas, foi citada por Goldmann. 

Em outras palavras, a autora retirou do livro de Goldmann aqueles dizeres de Piaget. Ela quer indicar que ela não consultou a fonte original, mas apenas o intermediário (Goldmann). 

Ou seja, o apud nada mais é do que a citação da citação

Agora que você sabe o que significa o apud, vamos falar sobre as regras de citação. Vamos considerar aqui as regras da ABNT (2023) sobre citações de documentos, a NBR 10520:2023. 

Regras de citação do apud para o sistema autor-data

O sistema autor-data é o mais utilizado, e é aquele que todo mundo sabe utilizar mais facilmente. É quando indicamos a referência da citação a partir do parênteses (Autor, data). 

Se você utiliza esse sistema, nesse caso é indicado que os dois autores sejam referenciados de modo completo, isto é, com nome, data e página (se houver). 

Primeiro deve-se indicar o autor da citação. Em seguida, o apud. Por fim o nome do autor do livro que você teve acesso, de onde você retirou aquela citação. 

Exatamente como o exemplo citado no tópico anterior: 

Regras de citação do apud para as notas de referência

Se você utiliza notas de referência, e não o sistema autor-data (o exemplo anterior), o apud deve ser indicado a partir das regras específicas desse tipo de referenciação.

Sabemos que é um modo mais complexo de citar, e por isso há várias possibilidades.

Confira a seguir:  

  • Caso seja a primeira vez que o livro de Goldmann tenha sido citado em nota de rodapé: 
  • Caso o livro de Goldmann já tenha sido citado em nota de rodapé:
  • Caso o livro de Goldmann já tenha sido citado e referenciado em nota de rodapé:

Você utiliza a forma de notas de referência no seu texto acadêmico e ficou com dúvidas sobre todas essas especificidades? Consulte o nosso texto sobre o assunto, indicado no final desse artigo ou entre em contato com a gente.

Importante mencionar que a ABNT (2023) nos apresenta exemplos apenas com o sistema autor-data e com as notas de referência. Ela não indica sobre como deve ser feito no caso do sistema numérico. Mas, em todo caso, é muito difícil que alguém utilize este último, e dificilmente seria o seu caso. 

Como coloco o apud nas referências finais? 

Geralmente as pessoas têm dúvida sobre como apresentar a citação da citação nas referências finais. Mas a resposta é muito simples. Você deve colocar apenas a referência do livro que você consultou verdadeiramente, isto é, apenas do autor depois do “apud”. 

Se tomarmos o exemplo que utilizamos anteriormente, devemos colocar nas referências apenas o livro de Goldmann, e não o livro de Piaget. Afinal, não consultamos este último. 

Atenção: não abuse do apud

Para concluir nosso artigo, é importante ressaltar que não é indicado que você utilize com frequência citações de citações. Na verdade, você deve utilizar esse recurso apenas em último caso. Quando você realmente não teve acesso nem a oportunidade de ler aquele autor e que, ainda assim, a citação aparece como importante para contextualizar a ideia que você quer passar. 

Sempre dê prioridade às leituras completas que você realizou. Jamais utilize apud como uma forma de argumentação central. O ideal é que ele não exista em seu texto. Mas sabemos que exceções acontecem. 

Mesmo depois dessa explicação você ainda se sente perdida?

Entre em contato com a Doutora Tese.

Ficaremos contentes em te ajudar! 😊

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520:2023: Citações em documentos. 2 ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2023. 19 p.

Escrito por
Aline Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

crossmenu