Como formatar referências nas normas da ABNT

Foto de uma pessoa digitando em seu notebook, como se estivesse a formatar seu trabalho acadêmico.
Pessoa digitando. Foto por Christin Hume, no Unsplash.

Neste texto, você vai aprender como formatar referências de acordo com a ABNT. Você encontrará respostas para, por exemplo, qual parte da referência deve ser grifada; o que fazer quando a publicação não tem data, local ou editora; o que fazer quando há dois locais e editoras; o que fazer quando a data de publicação não consta no livro; dentre outras coisas. 

Vamos conferir esses elementos mais de perto. 

Como formatar o título

  • Quando a publicação possui autoria, o título deve ser destacado (negrito, itálico ou sublinhado, o que importa é a consistência). 
  • O subtítulo não deve ser destacado. Exemplo: 

COHEN, M. The wager of Lucien Goldmann: tragedy, dialectics, and a hidden god. Princeton: Princeton University Press, 1994.

  • Quando não há autoria, nada é colocado em destaque. A entrada começa com caixa alta (todas as letras maiúsculas) da primeira palavra (sem contar o artigo). 
  • Se o título ou subtítulo for muito longo, pode suprimir as últimas palavras, desde que não se perca o sentido.  Exemplo:

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer do Conselho Nacional de Educação sobre diretrizes curriculares nacionais e base nacional comum […]. 3ª versão do parecer, atualizada em 18 set. 2019. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2019a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2019/124721-texto-referencia-formacao-de-professores/file. Acesso em: 12 out. 2023.

  • Referência a periódicos, números etc. completos, deve apresentar o nome completo na parte destinada a autoria. E nesse caso não há nenhum grifo. Exemplo: 

CADERNOS DE CAMPO: REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS. Araraquara: UNESP-FCLAr, 1994- . Semestral. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/cadernos/. Acesso em: 15 out. 2023. 

Como formatar local de publicação

  • O local deve ser indicado como está transcrito no documento. 

  • Caso não haja a cidade, pode-se colocar o país (desde que indicado também no documento). 

  • Se houver vários locais, indique o primeiro ou o principal. 

  • Se o local não aparecer, mas você consegue identificá-lo, coloque o nome em colchetes. Exemplo: [São Paulo].
  • Se não souber o local da publicação, utilize a expressão, entre colchetes, [s. l.] / [S. l.], que significa sine loco

Como formatar editora

  • A editora deve ser transcrita como aparece no documento, retirando a expressão comercial (por exemplo: “S. A.”). 

  • Se se tratar de uma editora que ao mesmo tempo é nome de uma instituição, coloque a palavra “Editora” na frente. Exemplo: 

TRAGTENBERG, Maurício. A Revolução Russa. São Paulo: Editora Unesp, 2008. 

Ou seja, colocar apenas “Unesp” seria inadequado, pois é o nome de uma universidade. 

  • Quando houver duas editoras com locais diferentes, coloca-se o nome das duas, com seus respectivos locais, separados por ponto e vírgula. Se houver três ou mais editoras, indica-se apenas a primeira. Exemplo: 

JUNIOR BOITO, Armando. Reforma e crise política no Brasil: Os conflitos de classe nos governos do PT. Campinas: Editora Unicamp; São Paulo: Editora Unesp, 2018. 

  • Quando houver duas editoras com locais iguais, coloca-se o nome das duas, separadas por dois pontos.  Exemplo:

ARBIX, Glauco; ABRAMOVAY, Ricardo; ZILBOVICIUS, Mauro (org.). Razões e ficções do desenvolvimento. São Paulo: Editora Unesp: EDUSP, 2001. 

  • Se não souber qual é a editora, e ela não estiver identificada, utilize a expressão “[s. n.]”, que significa sine nomine

  • Se tanto o local quanto a editora não puderem ser identificados, utilize as duas expressões em latim dentro do mesmo colchetes. Exemplo: [S. l.: s. n.]. 

Como formatar data de publicação

  • Deve-se indicar o ano de publicação em números arábicos, de acordo com calendário gregoriano.

  • Se não encontrar a data de publicação, indique uma data entre colchetes da seguinte maneira, a depender do caso: 
  1. um ano ou outro: [1990 ou 1991] 
  2. ano provável: [2002?] 
  3. ano certo, mas não indicado: [1999] 
  4. intervalos de menos de 20 anos: [entre 1950 e 1960] 
  5. ano aproximado: [ca. 1941]
  6. década certa: [198-]
  7. década provável: [196-?] 
  8. século certo: [17–] 
  9. século provável: [17–?] 
  • Quando se trata de uma obra que tem vários volumes que foram publicados em diferentes anos, indique a primeira e a última data. Exemplo: 1980-1985.
  • Em referências a periódicos, indique a data da primeira e última publicação.Se é um periódico que ainda publica na atualidade, coloque um hífen ao lado da data. Além de acrescentar a periodicidade. Exemplo: 

CADERNOS DE CAMPO: REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS. Araraquara: UNESP-FCLAr, 1994- . Semestral. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/cadernos/. Acesso em: 15 out. 2023.

  • No caso de artigos, o mês deve anteceder o ano, e deve ser escrito de forma abreviada na língua da publicação. Exemplo: 

HOELZ, M.; BOTELHO, A. P. Sociologias da literatura: do reflexo à reflexividade. Tempo Social, v. 28, n. 3, p. 263-287, dez. 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/106017. Acesso em: 15 fev. 2023.

  • Pode também haver a indicação de semestre (que deve ser abreviado, por exemplo: 2. sem.), estação (primavera etc.), intervalo de meses (fev./jul. 2023) ou dia (10 abr. 2021). 

Como formatar paginação

  • Quando há referência de parte da publicação, indica-se, ao final, o intervalo de páginas com um ““p”” em minúsculo antes da numeração. 

  • Se for uma obra com volumes, ele também é indicado ao final, com um “v.” em minúsculo, seguido do número do volume. 

Como formatar informações complementares 

  • As informações complementares sempre devem ser apresentadas no final das referências, sem destaque. Por exemplo, quando uma obra está no prelo. 

Considerações finais

E aí? Gostou das nossas dicas?

Existem muitas regrinhas para a formatação de referências, principalmente quando a referência não possui todas as informações obrigatórias, como local, editora ou ano. 

Nossos textos têm como objetivo justamente te ajudar nesse sentido. Somos um guia para quando você estiver perdida. 

Se tiver qualquer outra dúvida, entre em contato conosco.

E não deixe de conferir nossos outros textos sobre formatação de referências das regras da ABNT. 😁

Até logo! 💜

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação — Referências — Elaboração. 2 ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 74 p.

Escrito por
Aline Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

crossmenu