Nos textos precedentes, eu te ensinei o que é uma citação direta e indireta. Eu também te ensinei a como indicar a referência das citações a partir do sistema autor-data. Ou seja, aquele modo de referenciação caracterizado pela utilização dos parênteses, com a inserção do sobrenome da autora, da data da publicação e da página.
O sistema autor-data não é a única maneira de indicar as referências das citações, embora seja a mais comum. Há também a possibilidade de utilizar as notas de referência. Para elaborá-las, é necessário ter atenção a algumas regras importantes, as quais vamos elencar a seguir, sempre tendo como referência a norma 10520 da ABNT (2023).
As notas, sejam elas de referências ou de explicação, devem seguir uma sequência, a partir da utilização de números arábicos.
Visualmente, o número deve estar em destaque, de modo que caso haja duas ou mais linhas na nota, elas não devem ficar embaixo do número. A fonte deve ser menor em relação ao corpo do texto comum, e o espaçamento é simples.
Exemplo:
As notas podem estar localizadas no rodapé ou no final do trabalho.
Nas palavras da ABNT (2023, p. 15), “As notas de referência devem ter numeração única e consecutiva para cada capítulo ou parte. A numeração não pode ser iniciada a cada página”.
Se é a primeira vez que você cita a obra no seu trabalho, você deve escrever a referência completa.
Se é a segunda vez que você está citando uma obra, você tem duas opções possíveis.
1) Você pode repetir apenas o sobrenome da autora e a página. No meio dessas duas informações, você deve utilizar o termo ““ref.””, seguido do número da nota onde está localizada a referência completa.
Exemplo:
2) Outra opção é utilizar o sobrenome da autora, ano e página (se for o caso). Ou seja, como o exemplo anterior, mas em vez de utilizar o “ref.”, você coloca o ano de publicação da obra.
Exemplo:
Após utilizar esse segundo modo de referenciação, as citações subsequentes podem ser referenciados com expressões latinas.
As expressões possíveis são: idem (id.); ibidem (ibid.); opus citatum (op. cit.); passim; loco citato (loc. cit.); conferre (cf.); sequentia (et seq.).
Exemplo:
Cada termo latino possui significados diferentes e regras específicas. Não vou abordá-los aqui para não ficar maçante. Mas não se preocupe! Escrevi um texto específico sobre esse tema, que pode ser consultado a seguir:
As regras para a construção das notas de referência são trabalhosas e, por vezes, complexas. É por isso que eu prefiro utilizar o sistema autor-data. Aliás, não é por acaso que este último é muito mais utilizado no contexto acadêmico.
Mas não se esqueça que se você estiver com dificuldades em colocar em ordem as citações e as referências do seu TCC, da sua dissertação ou da sua tese, a Doutora Tese está aqui para te ajudar. Confira os nossos serviços e entre em contato com a gente.
Será um prazer falar com você! 😊
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520:2023: Citações em documentos. 2 ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2023. 19 p.